Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ julga recursos repetitivos e declara comissão de corretagem paga pelo consumidor válida

Taxa SATI é considerada abusiva.

Publicado por Mauro Goldbach
há 8 anos

A 2ª seção do STJ julgou hoje, 24 de agosto de 2016, recursos repetitivos referentes à comissão de corretagem e taxa SATI, cobrada dos consumidores quando adquirem imóveis na planta.

Tendo como relator o ministro Sanseverino, foi julgado por unanimidade a validade da transferência do pagamento dos valores referentes à comissão de corretagem para o consumidor. Quanto à taxa SATI, esta foi considerada abusiva.

Também foi definido o prazo prescricional para ajuizamento das ações sobre estes temas como sendo de três anos.

É interessante perceber que, na visão dos Ministros, a transferência do pagamento da comissão de corretagem ao consumidor não se configura em venda casada como se acreditava anteriormente mas sim, a simples terceirização dos serviços de comercialização e que não causa prejuízo ao consumidor.

Diferente da taxa SATI que foi considerada abusiva frente ao que se encontra no artigo 51 do CDC.

Entretanto, o dever de informação deve ser respeitado. Caso não seja informado previamente ao consumidor a existência deste encargo, poderá ser invalidada a cobrança.

  • Publicações2
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações321
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-julga-recursos-repetitivos-e-declara-comissao-de-corretagem-paga-pelo-consumidor-valida/376875608

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)